Capítulo 3 – A Fórmula Mágica Para Vender

A Fórmula Mágica Para Vender é a Perseverança Não existe uma fórmula calculada que fará você vender mais, acredito que devemos partir do princípio de que aqueles que tentam pescar o seu cliente mais vezes são os que vão vender mais, aqueles que não desistem da pescaria, e estão jogando mais vezes ou tentando sempre mais e mais são os que sempre irão conseguir vender. Normalmente, quem tem bom humor vende mais e ganha mais, pois o sorriso abre portas.

 A atenção também é muito importante. Simpatia e atenção são requisitos que podem fazer o vendedor ganhar bem mais, tudo depende de relacionamento e bom humor, temos que ser pra cima e pensar e agir como pessoas positivas. Até o ambiente de trabalho é influenciado pelo bom humor. Os clientes são atraídos por pessoas positivas, e essas pessoas com o seu bom astral conseguem produzir bem mais.

 Conheço pessoas que conseguem ganhar muito dinheiro, simplesmente pelo grande número de amigos que conseguem manter e viver naquele meio, sempre tendo um bom produto para oferecer e conseguir se destacar naquela turma. Acredito que todos temos nossos amigos invisíveis que são os nossos anjos da guarda. São eles que nos protegem e nos acompanham em toda a nossa caminhada.

 A cada dia que passa fica mais tenso e difícil sair por aí tentando fechar vendas. O trânsito está caótico e as estradas estão sempre em péssimo estado. Esses dias quando saí para visitar um cliente numa cidade vizinha, numa reta com descida, apareceu um caminhão em minha direção, não tinha como sair porque essas estradas do interior em geral não tem acostamento, e quando chegou bem perto, o caminhão voltou para a sua pista, acredito na proteção divina e nos nossos amigos invisíveis que são os nossos anjos da guarda nos livrando de todo o mal.

Esse exemplo é somente um de milhares que passamos nas estradas, tudo para exercer à nossa função de consultor vendedor, sempre lutando para fazer a pré-venda e depois voltando para fechar o negócio e, posteriormente, entrando em contato de novo para fazer a pós-venda e assim sucessivamente. Em vendas não existe aquela ideia de dizer “olha, fiz uma boa pré-venda e está tudo certo”, de uma hora para outra o cliente pode mudar de opinião, naquele momento se ele mudar de opinião, você iniciante em vendas, vai dizer “isso não é possível”, então digo, sim, é possível, em vendas tudo pode acontecer e o imprevisto é inevitável.

Devemos aprender a comemorar depois de tudo fechado e com o contrato assinado. Aprendemos todos os dias a lidar com a instabilidade de cada cliente, e diante disso, temos que permanecer firmes e confiantes que logo na frente iremos fechar outra venda. Vendedores travados não conseguem fechar vendas e são meros tiradores de pedidos. Ninguém sabe dizer qual o segredo para vender muito, mas podemos observar que grandes vendedores são aqueles que estão sempre com bons relacionamentos e buscando amigos.

Mesmo sabendo que o segredo do sucesso em vendas não existe, acreditamos que aqueles que dão valor aos contatos e amigos são os mais bem sucedidos, são acostumados a investir em relação de amizades, e com certeza, também não alimentam promessas para as pessoas. Normalmente, quando o cliente entra na loja, os vendedores precipitados vão tentando logo resolver o problema focado na busca do produto e da venda, mas temos perceber que uma grande parte dos clientes pensa e age de maneiras diferentes. Alguns entram, gostam de conversar, e aí temos que observar se o cliente é do tipo visual, que gosta de observar os produtos, ou auditivo, que prefere ouvir sobre os detalhes do produto, ou ainda, o cenestésico, que é aquele que precisa sentir e tocar o produto. Perceba seu tipo de cliente e não tenha pressa.

 O mundo de hoje em que atuamos em vendas é diferente de alguns anos atrás. Atualmente, temos que investir na busca incessante pela excelência no atendimento e sempre estar à frente com as novidades. Um corretor de imóveis rurais com 35 anos de experiência me disse certa vez: “Todas às vezes que saio para mostrar uma fazenda para algum cliente, deixo bem claro que naquele momento estou do lado do comprador, porque é ele quem vai pagar à minha comissão.

Naquele momento, minha missão é achar a fazenda ideal para o comprador e não tentar ficar empurrando qualquer propriedade somente para fazer e fechar a venda. Dessa forma, passo uma boa impressão para o meu cliente de que estou ali para servir e não apenas ganhar dinheiro”. O cliente deve ser tratado como o fator mais importante do nosso negócio, onde devemos demonstrar respeito, porque nós dependemos dele para o crescimento empresarial e para o sucesso da empresa.

Muitas pessoas não estão preocupadas em deixar um legado, já outras, estão obstinadas a deixar sua marca como um vendedor de sucesso, não devemos deixar a vida passar em vão, independente da sua atividade atual, alguma coisa temos que deixar marcada em nossa vida, por isso, não podemos ter medo de errar, conheço pessoas que não conseguem fazer as coisas alegando que não tem tempo, acho que alegar falta de tempo não é motivo para dizer “não posso trabalhar ou fazer algo significante pelo mundo”, pois em relação ao tempo temos que apenas aprender a organizá-lo .

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