Conceição da Barra: Projeto “Sol Maior” transforma vida de crianças, jovens e adultos por meio da música

Coordenado pelo professor Antônio Domingos Leandro Junior, mais conhecido por Juninho

O Projeto Social de Ensino a Música do Distrito de Braço do Rio  “Projeto Sol Maior” para ensinar música à crianças, adolescentes,  jovens e adultos  do distrito de Braços do Rio  foi criado há mais de sete anos  e é coordenado pelo professor Antônio Domingos Leandro Junior, mais conhecido por Juninho, que é quem ministra as aulas.

Projeto foi criado no distrito de Braços do Rio há mais de sete anos

“A música sempre fez parte da minha história. Mais foi aos exatos 15 anos, quando me mudei para o distrito chamado Braço do Rio, em Conceição da Barra, que surgiu a oportunidade de fazer dela um estilo de vida. Nesta época comecei a participar de um projeto social, que fora oferecido pela Prefeitura do Município. O projeto tinha como idealizador e instrutor, o mestre Ildeu. Depois de três  anos, o projeto encerrou as atividades”, relatou o professor Juninho.

Mesmo diante das dificuldades Juninho não desistiu do sonho. “Sabia a importância da música pra mim, e o quanto que a musicalização poderia mudar o meio em que eu vivia. Por tempos, procurei dar aulas particulares, mais foi exatamente ai que vi que estava limitando a arte de musicalizar, pois haviam aqueles que não tinham condições financeiras para custear    o ensino. Foi quando em uma noite, sentei e comecei a traçar o meu projeto que tinha um intuito de oferecer a crianças, adolescentes jovens e adultos, o estudo da música, estimulando o estado de ânimo, as emoções, sensações e sentimentos; alcançando o efeito maior que a música exerce para obter mudanças comportamentais  na comunidade”, conta.

Atualmente, o projeto é mantido por meio de parceria entre a Prefeitura de Conceição da Barra e a Secretaria de Assistência Social

Atualmente, o projeto é mantido por meio de parceria entre a Prefeitura de Conceição da Barra e a Secretaria de Assistência Social.  “Hoje me orgulho de dizer que o projeto já atendeu mais de 400 crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos. O que antes era um sonho, de um adolescente deslumbrado pela música, hoje se tornou uma realidade. Sou “filho” de projeto social, e entendo que hoje minha paixão pela música mudou a minha história e a história da minha comunidade. A minha maior oportunidade agora é fazer com o projeto cresça e ganhe novos rumos, alcance novas metas, a nível estadual. E que seja uma ferramenta de transformação, onde acordes e sons, possa transformar vidas”, relata  Juninho.

O Projeto funciona no Cras de Braço do Rio de segunda Sexta feira, das 08:00 h, às 17:00 h. O Professor Juninho Acredita que quando se trabalha em parceria com o poder público municipal e quando A gestão do município se preocupa com a Cultura e a Interatividade social tudo tende a dar certo.

“A gestão do Prefeito Chicão e o seu  Vice Jonias dentro do Município de Conceição da Barra tem essa preocupação com seu Munícipes. A principio enviei o projeto para a SUZANO – Papel e Celulose. Timidamente a proposta era de atender 50 alunos, oferecendo aula de violão clássico. Por hora busquei também parceria com a Prefeitura Municipal de Conceição da Barra, junto a Secretaria Municipal de Assistência Social. Ambos abraçaram a ideia. Há exatos 05 anos, o projeto funciona junto ao CRAS de Braço do Rio, como uma das propostas de serviço de convivência e fortalecimento do vinculo social”, disse o professor.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here