Desprezar a natureza é aniquilar a vida

Dia 22 de março é considerado  “Dia Mundial da Água”. Pois bem! É um Excelente momento para  refletir sobre o assunto, já que a  falta d’água deixou de ser apenas um problema  no Nordeste brasileiro.  A cada ano que passa, a gente percebe a importância de cuidar, cada vez mais do nosso meio ambiente no mundo. Sim, porque não  podemos fazer confusão com os números.  Realmente, o mundo é coberto por  70% de água, mas é importante frisar, que  apenas 3% deste volume é de água doce e somente 0,5%  desse volume é que formam os  rios e lagos. Senhores: É notório que os problemas climáticos avançam com muita velocidade e a consequência já é sentida  em todas as partes do mundo.

 O reflexo da falta d’água é apenas um aviso para a continuidade do lançamento de  esgoto em nossos rios e córregos, para os tratos  das lavouras com agrotóxicos, sistema de irrigações de forma desordenada. Com essas práticas e tantas outras, não precisamos  desenhar aqui, o que  pode acontecer em um futuro não muito distante. Gente! Nunca é demais  lembrar que o ciclo da água doce é fundamental para a vida humana, seja para o consumo diário, o abastecimento de nossas casas, a geração de energia elétrica ou a produção de alimentos e criação de animais.

Agora você já parou para pensar  se na sua casa faltar água para beber? levar a vida sem  energia elétrica? Sem a presença  dos animais? Já imaginou uma vida sem banho? Pois é, o fato é que tudo caminha para isso. Hoje, 1,8 bilhão de pessoas, segundo dados da  Organização Mundial de Saúde, consomem água de fontes que não são protegidas contra a contaminação por fezes humanas. Mais de 80% das águas residuais geradas por atividades do homem — incluindo o esgoto caseiro — são despejadas no meio ambiente sem ser tratadas ou reutilizadas.

A agricultura é responsável por 70% do consumo de recursos hídricos — a maior parte vai para a irrigação das plantações. A participação do setor agrícola aumenta em áreas com maior densidade populacional e falta d’água. O campo é seguido pela indústria, que responde por 20% da água utilizada em atividades humanas. O uso doméstico representa apenas 10% do consumo total, e a proporção de água potável que é bebida pela população equivale a menos de 1%.

  Com todos os problemas, ainda assim, a expectativa é de que  até 2050, a população global terá aumentado em 2 bilhões de pessoas, e a demanda por água poderá crescer até 30%. E aí? Então, está mais que na hora de você ajudar preservar a água. Esta passando da hora de você tomar consciência que as nossas nascentes precisam de proteção, nossos rios precisam de cuidados e que a água precisa ser utilizada de forma racional.  Desprezar a natureza é aniquilar a vida. Fique com Deus e até a próxima semana!

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here