Emagrecer rápido pode causar dores nas costas

Problema é comum em pessoas que se submetem à cirurgia bariátrica, informa ortopedista

O senso comum nos ilude com a ideia de que apenas quem está acima do peso ideal ou sobrecarregando a coluna com bolsas e mochilas exageradas sente incômodo nas costas.

Só que as queixas também são muito comuns em pessoas que passam por processos rápidos de emagrecimento, como cirurgia bariátrica, uso de medicamentos ou dietas de baixa caloria associadas a exercícios aeróbicos, de acordo com o ortopedista Lourimar Tolêdo, membro da Sociedade Brasileira de Coluna (SBC).

“Quando a pessoa começa a eliminar peso, além de gordura, ela perde muita massa magra. Com isso, a força dos músculos que sustentam a região fica comprometida, o que acarreta dor, e ainda propicia o surgimento de problemas como a hérnia de disco”, explica o médico.

Ao mesmo tempo, nutrientes muito importantes para o organismo podem entrar em carência, como o cálcio e o magnésio, causando o enfraquecimento dos ossos. “É possível que haja redução da densidade e, dessa forma, eles se tornem porosos e frágeis, aumentando o risco de lesões”, alerta Lourimar Tolêdo.

Prevenção

Para evitar que esses problemas aconteçam, o cirurgião de coluna recomenda praticar exercícios físicos que fortaleçam o corpo antes de dar início ao emagrecimento. “Musculação, natação, hidroginástica e pilates são algumas das atividades que auxiliam no desenvolvimento de massa magra. Mas, o ideal é que sejam realizadas sob a supervisão de um educador físico, assim como a alimentação deve ser acompanhada por um nutricionista”, orienta.

Tratamento

E para quem despertou para o problema só depois que começou a sentir as dores em consequência da rápida perda de peso, a solução geralmente consiste em sessões de fisioterapia. Segundo Lourimar Tolêdo, elas vão ajudar a restabelecer e a proteger a coluna, eliminando tensões e desequilíbrios.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here