Irrigação em canaviais aumenta a produtividade e amplia o tempo de vida da plantação

A cana-de-açúcar, um importante produto do agronegócio no Brasil, apenas nos últimos anos começou a receber investimentos em projetos de irrigação de alta tecnologia. E se forem bem aplicados, os recursos geram resultados surpreendentes, como os propiciados pelo sistema apresentado nesta semana pela Hydra Irrigações, empresa sediada em Linhares, a um grupo de agricultores, em um evento realizado no Sul da Bahia.

“O sistema de gotejamento subterrâneo, projetado para proporcionar às plantas água na medida certa, promove uma grande economia de água. Nesse caso, está equipado com uma estrutura que permite a automação não só das operações de irrigação, mas também a injeção de fertilizantes”, explica Elídio Torezani, diretor da Hydra. Segundo Torezani, engenheiro agrônomo, os sensores de umidade do solo possibilitam o manejo racional da irrigação. Desta forma, o agricultor identifica facilmente o momento e a dose de água a ser aplicada pelo sistema.

Eficiência

Todo o sistema é programado e controlado por um computador, explica o diretor da Hydra, destacando a importância da tecnologia para a eficiência dos processos agrícolas. Torezani evidencia ainda a vantagem de o processo subterrâneo propiciar redução da evaporação da água, o que aumenta ainda mais a efetividade, além de permitir as operações de tratos e de colheita mecanizadas sem risco aos equipamentos.

O engenheiro agrônomo da fabricante do sistema, Netafim, Daniel Pedroso, especialista na cultura da cana-de- açúcar, participou da visita técnica. Além de Torezani, representaram a Hydra Abel Fonseca (gerente comercial) e Eduardo Santana (supervisor agronômico). A demonstração do equipamento foi feita na Fazenda Fortuna, localizada no município de Teixeira de Freitas.

O proprietário, Redgleive Martins Motta, tradicional produtor de abóbora, melancia e café, está otimista com a diversificação de cultura e satisfeito com o sistema de irrigação, instalado há três meses, junto com as mudas de cana-de-açúcar. Ele acredita que vai alcançar sua meta de elevada produtividade para fornecer matéria-prima para usinas de álcool.

Sobre a Hydra Irrigações

A Hydra Irrigações é uma das empresas brasileiras detentoras da tecnologia mais avançada no segmento. Pioneira na aplicação de conhecimento e de técnicas para priorizar o uso racional da água no País, utiliza a experiência de quase três décadas de atuação e pesquisa para associar em seus projetos critérios agronômicos rigorosos a equipamentos de ponta. O objetivo é promover alta performance de todos os recursos, considerando as necessidades e especificidades de cada cliente, o que contribui para que ele também se torne referência em sua área de atuação.

A marca Netafim está presente no Espírito Santo e no Sul da Bahia por meio da Hydra, que foi a primeira parceira da empresa israelense no Brasil, fazendo ainda o armazenamento e a distribuição de seus produtos para todo o território nacional, até a sua instalação no País, no ano 2000. Neste momento, a Hydra está expandindo sua área de atuação e já presta serviços em outros Estados, como Tocantins, Mato Grosso, Rondônia e Pará, em empreendimentos onde se faz necessário maior nível de expertise e tecnologia. Fonte: Assessoria de Imprensa e Marketing da Hydra Irrigações

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here