Minas Gerais teve média de 180 raios por hora durante temporal

Durante os últimos temporais em Minas Gerais, o que vem chamando a atenção dos mineiros é o número de raios. E, segundo o Núcleo de Monitoramento de Descargas Atmosféricas, foram mais 180 raios por hora em todo Estado mineiro entre o final da noite de domingo (4) e a madrugada desta segunda (5).

Segundo dados do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (USP), no domingo (4), Minas foi o Estado com maior incidência de raios.

De acordo com os dados,  foram 12.894 (16%) raios registrados no Estado mineiro. Na sequência, aparece o Mato Grosso com 12.134 (15%) e, na terceira posição, está o Tocantins com 11.869 raios, o que também representa 15%.

Entre os quatro estados do Sudeste, os 12.894 raios em Minas Gerais representam 74% da incidência. São Paulo vem atrás com 2.243 raios (13%); Rio de Janeiro com 1.651 (9%) e Espírito Santo com 865 (9%).

Apesar do susto, trovões e raios são típicos do verão, de acordo com o TempoClima Puc Minas e devem continuar nos próximos dias.

“É característico dessa época do ano termos uma alta incidência de descargas elétricas”, explicou Claudemir Félix. Segundo dados do Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), é nesta época que mais pessoas morrem atingidas por raios no Brasil, cerca de 45% das mortes por raio são no verão, estação que começa no dia 21 de dezembro e vai até 20 de março.

A Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) faz alerta, em seu site, sobre os cuidados que devem ser tomados durante tempestades. Veja abaixo:

O que você deve fazer dentro de casa:

– Não tome banho ou utilize a torneira elétrica durante as tempestades.
– Evite contato com qualquer objeto que possua estrutura metálica, como fogões, geladeiras, torneiras, canos, entre outros.
– Evite ligar aparelhos e motores elétricos, para não queimar os equipamentos.
– Afaste-se das tomadas e evite usar o telefone.
– Desconecte as tomadas de aparelhos eletrônicos.
– Permaneça dentro de casa até a tempestade terminar.
– Desligue os fios de antenas dos aparelhos.

O que você deve fazer fora de casa:

– Evite contato com cercas de arame, grades, tubos metálicos, linhas telefônicas e de energia elétrica ou com qualquer objeto metálico.
– Afaste-se de tratores e outras máquinas agrícolas, motocicletas, bicicletas, carroças, campos abertos, pastos, campos de futebol, piscina, lagos, lagoas, praias, árvores isoladas, postes, mastros e locais elevados.
– Permaneça dentro de seu veículo, caso ele tenha teto de estrutura metálica

Fonte: O tempo

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here