Profissões que podem ser fatais para a sua coluna

 

Postura inadequada no trabalho é uma das principais causas de dor nas costas

Permanecer em posições desconfortáveis durante um longo período de tempo pode causar danos irreversíveis à saúde da coluna vertebral. De acordo com a Organização Mundial da saúde (OMS), a cada dez indivíduos, oito sofrerão com as dores nas costas.

E é por isso que no local de trabalho, onde passamos a maior parte do nosso dia, devemos manter uma postura correta. Fora dele, descansar ao menos oito horas por noite e alimentar-se de forma saudável também são dicas favoráveis para a saúde da coluna.

Secretária e recepcionista

De acordo com Lourimar Tolêdo, cirurgião de coluna responsável pelo Serviço de Cirurgia da Coluna Vertebral da equipe de ortopedia do Hospital Metropolitano, algumas profissões como secretária e recepcionista, que obrigam a pessoa a permanecer muito tempo sentada, aumentam a carga da coluna quando não é mantida uma postura adequada.

Dentistas e manicures

Já dentistas e manicures, por exemplo, ficam com o tronco cervical para frente, com o pescoço dobrado, por exemplo, na maioria de suas tarefas, sobrecarregando os discos vertebrais. “Além de dor nos ombros, braços e pescoços, pode acarretar sensibilidade ou fraqueza nos braços”, aponta o médico.

PUBLICIDADE

Motoristas

De uma forma geral, os motoristas têm uma postura ao dirigir que pressiona o nervo ciático, gerando dor na região lombar, nádegas e pés.

Carregadores e estoquistas

Nos supermercados, mercearias ou nas centrais de distribuições a responsabilidade é de peso. Carregar, descarregar e organizar produtos com muitos quilos é o dia a dia dos trabalhadores desses locais.

“A coluna toda sofre com o excesso. Pode haver dores musculares,  hérnias de disco, artrose e outros problemas. Para encarar essa rotina é preciso muito preparo físico”, explicou o cirurgião.

Prevenção

Para prevenir esses problemas, segundo Lourimar Tolêdo, é importante que esses profissionais façam alongamentos durante o período de trabalho e que pratiquem exercícios físicos regularmente. Assim, os membros são fortalecidos e os riscos de lesões diminuem.

Quem permanece sentado na frente do computador necessita verificar o posicionamento do corpo na cadeira, assim como a distância e a altura da mesa e do computador em relação a si. “A tela precisa ficar alinhada ao olhar, de modo que não seja necessário levantar a cabeça ou abaixá-la para visualizar o monitor”, disse.

Ao checar as mensagens no celular, a cabeça deve estar reta e o olhar alinhado ao aparelho.

Para quem lida com peso, além de fortalecer os músculos com atividade física, tem que aprender a maneira correta de carregar os objetos. Não flexionar a coluna, aproximar bem o produto do peito e usar escadas para alocá-los em estantes altas, completou o médico.

 

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here