Secretaria de Meio Ambiente lança projeto de Educação Ambiental e envolve sociedade veneciana

 

A Educação Ambiental é o primeiro passo para se trabalhar de forma correta a questão nos municípios. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Nova Venécia está lançando o Projeto EcoLar, com o objetivo de propor sugestões à sociedade veneciana, focando a conscientização da população quanto à necessidade da preservação ambiental.

O meio ambiente é imprescindível aos seres vivos, enquanto os seres humanos, na maioria das vezes, somente o degrada. O projeto vem de encontro a essa problemática com a proposta de atribuir ao cidadão o respeito ao meio ambiente.

PUBLICIDADE

“Nosso primeiro passo é conscientizar a população de que preservar é preciso. Para isso, precisamos promover mudanças em nossas atitudes. A responsabilidade é de cada um de nós. São pequenas ações que precisamos adotar como hábito diário: economizar água e energia, plantar uma árvore, não jogar lixos nas ruas, entre outras. São atos simples, porém de extrema importância para que os impactos provocados ao meio ambiente sejam minimizados. Atitudes simples podem contribuir bastante para um melhor uso dos recursos naturais oferecidos pelo planeta. Temos direitos, mas também temos deveres”, diz o secretário Municipal de Meio Ambiente, Pedro Gonçalves.

Essa primeira etapa é conscientizar a sociedade sobre o modo correto de tratar o meio ambiente. Para colocar em prática, a Secretaria planeja despertar nas pessoas ações coletivas e individuais como a criação de hortas nos quintais; jardins nas praças, rotatórias, casas e calçadas dos bairros; participação da educação ambiental nas escolas, igrejas, associações de bairros e clubes de serviços; reciclagem; confecção e comercialização de artesanatos feitos com materiais recicláveis e realização de feiras e exposições.

A ideia de mudar as atitudes dos cidadãos visa proporcionar bem estar às pessoas. “Nossa casa é o nosso lar e precisamos manter nossas ruas, bairros e nossa cidade sempre bem cuidados, em harmonia com a natureza. Para isso, é preciso voluntários comprometidos em desenvolver trabalhos e projetos em prol do meio ambiente. A adesão ao projeto é simples. Basta o cidadão realizar algo pela sociedade, seja plantando uma árvore, fazendo uma horta ou jogando o lixo no seu devido lugar. Se a pessoa pode fazer isso, também pode participar do projeto EcoLar. Seja bem vindo!”, finaliza Gonçalves.

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here