Governador do ES participa da abertura da Vitória Stone Fair 2019

Foto: Hélio Filho/Secom

O governador do Estado, Renato Casagrande, participou, nesta terça-feira (12), da solenidade de abertura da 47ª Feira Internacional do Mármore e Granito – Vitória Stone Fair 2019, que vai até a próxima sexta-feira (15) no Pavilhão de Carapina, na Serra. O evento é dedicado ao desenvolvimento do setor de rochas ornamentais, um importante segmento da economia capixaba, que responde por 8% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado.

Em discurso, Casagrande ressaltou a importância do setor de rochas para o Espírito Santo: “Não perdi nenhum evento, com ou sem mandato. Sempre fiz questão de vir, pois considero um setor estratégico, que avançou no desenvolvimento de várias regiões. O setor pode ter a certeza que tem no Governo do Estado um aliado, um parceiro para discutir tributos, meio ambiente, infraestrutura e uma ponte com o Governo Federal para que estejam ainda mais presentes em nosso Estado, afirmou.

O secretário de Desenvolvimento, Heber Resende, avaliou ser importante fomentar o Compete-ES para colaborar com o crescimento do setor de rochas. “Somente no Espírito Santo temos 93 empresas do segmento contempladas, que geram mais de 5,5 mil empregos. Devemos contribuir para o crescimento da indústria de rochas ornamentais, mercado em que o Estado concentra 79,37% das exportações brasileiras”, destacou.

A feira reúne 300 expositores e estima a presença de 15 mil visitantes nesta edição. O Governo do Estado possui um estande institucional no evento em uma ação conjunta das Secretarias de Desenvolvimento (Sedes) e de Turismo (Setur), além do Banestes, Bandes e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).

A Vitória Stone Fair é uma iniciativa do Sindicato da Indústria de Rochas Ornamentais, Cal e Calcários do Espírito Santo (Sindirochas) e da Milanez e Milaneze. O evento tem participantes de países como China, Coreia do Sul, Itália, Espanha, Índia, Portugal, Rússia e Bulgária.

Também estiveram presentes na abertura da feira, a vice-governadora Jacqueline Moraes; os secretários Dorval Uliana (Turismo), Rogelio Pegoretti (Fazenda) Bruno Lamas (Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social), Álvaro Duboc (Economia e Planejamento) e Júnior Abreu (Esportes); o procurador-geral do Estado, Rodrigo de Paula; o diretor-presidente do Instituto de Pesos e Medidas do Espírito Santo (Ipem-ES), Rogerinho Pinheiro; o diretor-presidente da Aderes, Alberto Gavini; e o diretor do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), Alaimar Fiuza.

Conheça mais sobre o setor de rochas ornamentais:

  • O Brasil fechou o ano de 2018 como 4º maior exportador mundial de pedras naturais, sendo responsável por 7% da produção mundial do setor de rochas.
  • O Espírito Santo é líder nas exportações de rochas ornamentais. Em 2018, permaneceu na hegemonia de principal estado exportador brasileiro, respondendo por US$ 791,3 milhões das exportações, o equivalente a 79,37% do total de faturamento do país e cerca de 8% do PIB estadual.. Isso é mais do que a soma do todos os outros estados exportadores.
  • No ranking das 30 maiores empresas exportadoras do setor em todo Brasil, 28 delas são capixabas.
  • Em 2018, os três principais destinos das rochas brasileiras foram: Estados Unidos, China e Itália, respectivamente. Apesar da retração registrada nas exportações para o mercado americano, a China aumentou o consumo dos nossos produtos elevando em 33,4% sua importação de 2015 para 2018.
  • O destaque do Espírito Santo não é apenas no tipo de materiais, mas em toda cadeia produtiva que atua na transformação do produto.
  • O setor gera 25 mil empregos diretos e 100 mil indiretos, e o número de empresas no Estado chega a 1.600.
  • O setor está presente nos 78 municípios do Espírito Santo e exporta para os 5 continentes.
  • Mais de 90% dos investimentos do parque industrial brasileiro do setor estão no Espírito Santo.
  • 2/3 da produção nacional é destinada ao mercado interno.
  • São mais de 1.200 variedades de rochas ornamentais encontradas em solo brasileiro e exploradas por 10.000 empresas instaladas por todo o território nacional.
VIASecom/ES
COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here